Imprimir

Histórico

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) foi fundada, em 1988, como sociedade civil sem fins lucrativos, com o intuito de promover e consolidar a pesquisa e a pós-graduação em música no país. A ideia da criação do que viria a ser a ANPPOM foi consolidada durante o Simpósio Nacional sobre a Problemática da Pesquisa e o Ensino Musical (SINAPEM), realizado em 1987, na Universidade Federal da Paraíba, com o propósito de discutir a formação musical no país, em todos os seus níveis. O Simpósio contou com a participação de diversas instituições de ensino superior e instituições de ensino de música, além de representantes do CNPq, da CAPES e de secretarias dos Ministérios da Educação e da Cultura. Dentre as propostas resultantes do SINAPEM estava a criação de uma Sociedade Brasileira de Educação e Pesquisa Musical. A proposta foi encaminhada ao CNPq, em setembro de 1987, e, em abril de 1988, foi realizada, em Brasília/DF, a reunião de fundação da ANPPOM, sob os auspícios da Direção de Ciências Humanas e Sociais do CNPq. Assinaram a ata dessa reunião os seguintes associados fundadores: Alda Oliveira, Cristina Magaldi, Estércio Marques Cunha, Ilza Nogueira, Jamary Oliveira, Jorge Antunes, Manuel Veiga, Marisa Rezende e Raimundo Martins. A primeira presidente da ANPPOM, eleita pelos associados fundadores, foi a Profª. Drª. Ilza Nogueira, da UFPB.


ESTRUTURA

Na sua estrutura atual, a ANPPOM é composta dos seguintes órgãos deliberativos e administrativos, todos sem qualquer tipo de remuneração: a) Assembleia Geral, constituída por todos os associados; b) Diretoria, composta por um presidente, representante legal da ANPPOM; primeiro e segundo secretários; um tesoureiro; e um editor das publicações da ANPPOM; c) Conselho Fiscal; e d) Conselho Editorial. Atualmente, a Associação reúne pesquisadores, docentes do ensino superior, discentes de pós-graduação e graduação, além de profissionais pós-graduados que atuam em diversos espaços educacionais, artísticos e culturais da sociedade.


OBJETIVOS

Conforme estabelecido em seu Estatuto, a ANPPOM tem como objetivos:
a) Incentivar a pesquisa e a formação de pesquisadores e de pós-graduados em música;
b) Congregar e estimular a interação entre os cursos brasileiros de pós-graduação em música;
c) Atuar e representar os interesses da área junto às agências de fomento a pesquisa e pós-graduação;
d) Promover eventos científicos, objetivando a divulgação e o intercâmbio de trabalhos na área;
e) Promover e divulgar a produção artístico/intelectual na área musical;
f) Fomentar o intercâmbio docente e a cooperação entre os programas de pós-graduação em música;
g) Identificar e estimular temas de interesse para a pesquisa em música no país;
h) Prestar assessoria, consultoria e serviços técnicos na sua área de atuação;
i) Viabilizar acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos jurídicos com instituições nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, que assegurem recursos para a consecução de suas finalidades;
j) Contribuir para a manutenção e desenvolvimento da música, em âmbito acadêmico, enquanto área de pesquisa e criação científica e artística.


ATIVIDADES

Desde a sua fundação, a ANPPOM vem cumprindo papel fundamental para a expansão e o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação em música no Brasil, pois se constitui como espaço privilegiado de divulgação e discussão do conhecimento produzido na área. Tem também contribuído de modo significativo para promover a integração entre os programas de pós-graduação em música e, assim, fortalecer a formação pós-graduada na área.

Os eventos nacionais regularmente realizados pela Associação, em parceria com instituições de ensino superior, têm sido instância privilegiada para a discussão sobre a pesquisa e a pós-graduação em música; a divulgação da produção científica e artística da área; e a formação de futuros pesquisadores. A ANPPOM é associação pioneira na história dos eventos científicos brasileiros na área de música, tendo promovido regularmente um número significativo de eventos com renomados convidados internacionais e nacionais. De 1988 a 1999, os encontros foram realizados anualmente; a partir de 1999, passaram a ser realizados a cada dois anos, sendo que, em 2003, os eventos promovidos pela Associação ampliaram seu escopo, assumindo a dimensão de congresso. Com a expansão dos programas de pós-graduação e o consequente crescimento da produção científica da área, a comunidade acadêmica decidiu retornar à realização anual dos congressos, a partir de 2005.


DIRETORIAS

1988-1990
Ilza Nogueira (UFPB), Presidente
Alda de Jesus Oliveira (UFBA), 1ª Secretária
Manuel Veiga (UFBA), 2º Secretário
Jamary Oliveira (UFBA), Tesoureiro

1990-1993
Celso Loureiro Chaves (UFRGS), Presidente
Raimundo Martins (UFRGS), 1º Secretário
Cristina Capparelli Gerling (UFRGS), 2ª Secretária
Marcelo Guerchfeld (UFRGS), Tesoureiro

1993- 1995
Jamary Oliveira (UFBA), Presidente
Ilza Nogueira (UFPB), 1ª Secretária
Manuel Veiga (UFBA), 1º Secretário
Diana Santiago (UFBA), Tesoureira

1995-1997/ 1997-1999
José Maria Neves (UNIRIO), Presidente
Saloméa Gandelman (UNIRIO), 1ª Secretária
Marisa Rezende (UFRJ), 2ª Secretária
Samuel Araújo (UFRJ), Tesoureiro

1999-2001/2001-2003
Mauricio Alves Loureiro (UFMG), Presidente
Martha Tupinambá de Ulhôa (UNIRIO), 1ª Secretária
Fernando Iazzetta (USP), 2º Secretário
Bernadete Zagonel (UFPR), Tesoureira

2003-2005/2005-2007
Adriana Kayama (UNICAMP), Presidente
Helena Jank (UNICAMP), 1ª Secretária
José Augusto Mannis (UNICAMP), 2º Secretário
Denise Garcia (UNICAMP), Tesoureira
Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP), Editora da Opus

2007- 2009
Sonia Ray (UFG), Presidente
Lia Tomás (UNESP), 1ª Secretária
Zélia Chueke (UFPR), 2ª Secretária
Sonia Albano de Lima (UNESP), Tesoureira
Rogério Budasz (UFPR), Editor

2009- 2011
Sonia Ray (UFG), Presidente
Lia Tomás (UNESP), 1ª Secretária
Cláudia Zanini (UFG), 2ª Secretária
Sonia Albano de Lima (UNESP), Tesoureira
Rogério Budasz (Universidade da Califórnia em Riverside, EUA), Editor

2011-2013/2013-2015
Luciana Del-Ben (UFRGS), Presidente
Marcos Nogueira (UFRJ), 1º Secretário (2011-2014)                                                                      Alexandre Zamith (Unicamp), 1o. Secretário (2014-2015)
Eduardo Monteiro (USP), 2º Secretário
Sergio Figueiredo (UDESC), Tesoureiro
Adriana Lopes Moreira (USP), Editora